Procure pela inicial do nome
POPULAR
A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V X W Y Z

Procure pela inicial do nome
CIENTÍFICO
A B C D E F G H I J K L M
N O P Q R S T U V X W Y Z

Nome popular

bauinia, casco-de-vaca, mão-de-vaca, miroró, mororó, mororó-de-espinho, pata-de-boi, Pata-de-vaca-branca, pata-de-vaca-com-espinho, unha-d'anta, unha-de-boi, unha-de-vaca, unha-de-vaca-de-espinho

Nome científico

Bauhinia forficata Link
Sinonímia
Bauhinia aculeata Vall., Bauhinia brasiliensis Vog.
Família: Leguminosae-Caesalpinoideae
Altura: 5-9 metros

Pata-de-vaca

Utilidade:
Suas flores imaculadamente brancas contrastando com o verde intenso das folhas tornam essa árvore bastante ornamental e muito recomendada para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas e sob rede elétrica; infelizmente, em seu lugar vem sendo muito empregadas para o mesmo fim outras espécies de Bauhinia, porem todas exóticas. Suas folhas são reputadas como medicinais. As pata-de-vaca em geral são plantas de rápido crescimento.

Sementes:
Colher as vagens diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida levá-los ao sol para completar a abertura e liberação das sementes.

Produção de mudas:
colocar as sementes para germinar logo que colhidas diretamente em embalagens individuais contendo substrato organo-argiloso. A emergência ocorre em 15-25 dias, e a taxa de germinação é inferior a 30%. Pode-se aumentar a germinação das sementes ensaiando-se algum tipo de escarificação, uma vez que a baixa germinação possivelmente esteja relacionada com a dureza de seu tegumento. O desenvolvimento das mudas é rápido, ficando prontas para plantio em local definitivo em 5 meses. Desenvolvimento em campo rápido.

Fonte: H. Lorenzi - vol.1 Terceira edição
Projeto Florescer
Desenvolvendo mudas arbóreas.