Inseticida Natural com Fumo

Primeira receita

1 Kg de folhas e talos de fumo picados
50 g de sabão
15 litros de água

Misturar as folhas e talos de fumo com água e sabão. Deixar esta mistura repousar durante um dia. Pulverizar logo em seguida.


Segunda receita

250 g de fumo de corda
30 g de sabão
4 litros de água

Misturar estes ingredientes e ferver durante meia hora. Diluir 1 litro desse concentrado em 4 litros de água, acrescentar uma colher de cal hidratada para aumentar o efeito. Efeito herbicida, inseticida, antialimentício. Tóxico a mamíferos, cacerígeno. Indicação para as duas receitas: Ferregem do feijão e trigo, trips, pulgões, lagartas, ácaros, mosca branca, minadoras de folhas, gorgulhos, pulgas e ácaros, Pieris brassicae, Sitotroga cerealella.

Fonte: STOLL (1989); SABILÓN & BUSTAMANTE (1996).



Terceira receita

20 cm de fumo de corda
0,5 litros de água

Cortar 20 cm de fumo de corda e deixar de molho durante 1 dia em 0,5 litros de água. No caso de ataque de pragas, misture 3 a 5 colheres (de sopa) dessa mistura com 1 litro de água e pulverizar o mais breve possível. Não guarde esta mistura por mais de 8 horas, pois sendo a nicotina volátil, o produto preparado perde o seu efeito. No caso de hortaliças e medicinais, aconselha-se respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.

Indicação: Pulgões e cochonilhas, grilos.

Fonte: EMATER-RO (sd); PANCERI (1990); GROPPO (1995).


        Mais receitas
Projeto Florescer
Desenvolvendo mudas arbóreas.